A atividade física faz parte da história da humanidade. Antropólogos e evidências históricas relatam a existência da prática de atividades físicas desde a pré-história, fazendo parte de um componente integral de expressão social, cultural e religiosa (Health and Human Services, 1996).
Em 1960, a partir da proposta do Método Aeróbio, de Cooper, o foco dos estudos em saúde foi fixado na aptidão cardiorrespiratória para prevenção de DAC (Cooper,1968). E foi em 1980 que houve uma proposta de mudança de ênfase da aptidão física voltada ao desempenho para a aptidão física relacionada à saúde (AAHPERD,1980; apud Osness, 1990). O processo de envelhecimento é acompanhado de um declínio do gasto energético diário dependente de uma menor atividade física. Os fatores comportamentais e sociais e o aumento de compromissos diários estão relacionados ao declínio da ativação física (SBME, 1998 apud Lazzoli, 1998).
Hoje, a disponibilidade tecnológica, o aumento da criminalidade e a constante redução de espaços livres em centros urbanos acabam por reduzir a oportunidade de lazer das pessoas, favorecendo a escolha de atividades sedentárias, como por exemplo: O celular, jogar vídeo-games, assistir televisão, utilizar computadores, etc.
DEFINIÇÕES
Para que haja melhor entendimento a respeito do assunto, é importante a definição acerca de conceitos utilizados que acabam por servir de referência no desenvolvimento de ações direcionadas a esta finalidade.
- Definição de Saúde
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO) (1978), saúde significa: estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Guedes (1995) diz que o termo saúde é caracterizado dentro de uma concepção vaga e difusa. Tal concepção gera interpretações equivocadas que relaciona saúde apenas à ausência de doenças. Esse problema surge em razão da saúde não ser algo de conhecimento empírico, ou um fenômeno objetivo, mas sim, por estar relacionada a demasiados aspectos comportamentais humanos voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
- Definição de Bem-estar
É um enfoque à saúde pessoal que enfatiza a responsabilidade de cada indivíduo pelo bem-estar por meio da prática de hábitos de um estilo de vida que promova a saúde. Em outras palavras, o bem-estar é um conceito abrangente que incentiva hábitos saudáveis a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de doenças prematuras.
- Definição de Comportamento Saudável
É definido como a combinação de conhecimentos, práticas e atitudes que, juntos, contribuem para motivar as ações realizadas pelas pessoas em relação à saúde e bem-estar. Definindo a promoção da saúde que ganhou força na década de 1970, como a ciência e a arte de ajudar as pessoas a modificar seus estilos de vida, direcionando-as a um estado de saúde ideal.
- Definição de Atividade Física
A atividade física é definida por Caspersen et al. (1985) como: qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso.
- Definição de Exercício Físico
O exercício físico é definido também por Caspersen et al. (1985) como: atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhora e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
- Definição de Aptidão Física
De acordo com a WHO (1978), a aptidão física deve ser entendida com a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória. Dentro dessa concepção, estar apto fisicamente significa o indivíduo apresentar condições que lhe permitam bom desempenho motor quanto submetido a situações em que envolvam esforços físicos (Guedes, 1995).
- Definição de Aptidão Física Relacionada a Saúde (AFRS)
De forma conceitual, Pate (1988) definiu aptidão física relacionada a saúde como: (a) realizar atividades no cotidiano com vigor e energia; e (b) demonstrar traços e capacidades associados a um baixo risco de desenvolvimento prematuro de distúrbios orgânicos provocados pela falta de atividade física. Segundo Guedes (1995), o conceito de aptidão física relacionada à saúde implica na participação de componentes voltados as dimensões funcional-motora, morfológicas, fisiológicas e comportamentais. A dimensão morfológica é caracterizada pela composição corporal e distribuição da gordura corporal. A dimensão funcional-motora caracteriza-se principalmente pela função cardiorrespiratória e função músculo esquelético. Já a dimensão fisiológica, está ligada aos níveis de pressão sanguínea, oxidação de substratos, níveis de colesterol e tolerância a glicose. Por fim, a dimensão comportamental está ligada ao estresse.
- Estilo de vida
Nahas (2000) diz que estilo de vida é o conjunto de ações cotidianas de uma pessoa que acaba por refletir as atitudes e valores dos mesmos. São hábitos conscientes e estão diretamente ligados à percepção de qualidade de vida que a pessoa traz consigo. Sallis & Owen (1999) afirmam que o estilo de vida pode mudar ao longo dos anos, porém, isso acontecerá apenas se a pessoa conscientemente enxergar algum valor de tal comportamento que necessite de mudança.
BENEFÍCIOS
Como dito anteriormente, os benefícios da atividade física estão diretamente relacionados com o nível de aptidão física e também à saúde das pessoas. Vale destacar que atividade física também pode ser utilizada de forma terapêutica para o tratamento e manutenção da saúde de pessoas portadoras de alguma patologia ou doença crônica e metabólica.